sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Educação e Prevenção de Acidentes no Mar

Hje em reunião de trabalho no CEAC - Projeto Oficinas lembrei sobre a importância de aprender como ajudar uma pessoa em uma situação de acidente no mar. Nós professores no Projeto Surf fomos em dezembro de 2008 à Curitiba para um curso de Salvamento Áquático, o que promoveu a realização de palestras e algumas ações com nossos alunos para aprendizagem de sinais que fazem a comunicação no mar, como reconhecer uma corrente de retorno, levando conhecimento para a prevenção de acidentes no mar.


Entrevista na TV qdo Prof. Osni Guaiano veio à BC e fez palestra aos alunos do Projeto Surf.

PROJETO SURF: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL ATRAVÉS DO ESPORTE PREVENINDO ACIDENTES NO MAR

Autores: Anelise B. Gamba[1]; Alysson Lang; Gustavo Leipnitz; Luiz A. Meneghelli; Rodrigo Mainieri; Mário Martins Neto
Secretaria Municipal de Educação de Balneário Camboriú / SC

Estudos indicam que a existência do afogamento entre crianças e jovens é fato estabelecido, tornando necessárias medidas educacionais na infância. Há consenso entre inúmeros pesquisadores de que a prevenção necessita ser entendida como parte integrante do processo de formação do cidadão. O que importa é o desenvolvimento educacional das crianças, as quais, em condições ideais, podem contribuir de forma significativa para mudança de comportamento social, portanto, a reflexão da educação para a saúde deve se fazer presente nos ambientes escolares e projetos extraclasses. A proposta do Projeto Surf (PS) é oportunizar a aprendizagem da modalidade de identidade do Município, oferecendo equipamentos essenciais à prática, e ensinar aos alunos como reconhecer, prevenir e agir diante dos perigos no mar, e com isso ampliar a prevenção dos acidentes. Esta investigação é em parte descritiva e também interpretativa, pois queremos observar o resultado da aplicação de um questionário, 30 dias após o ínício do PS. Examinamos a bibliografia e dados da Secretaria Municipal de Educação de Balneário Camboriú (SEDUC). Os dados coletados foram tratados com ajuda do software Microsoft Excel. Na atualidade, a SEDUC contém 15329 alunos matriculados, 62,82% estão no Ensino Fundamental, 5,97% no CEJA e 31,31% na Educação Infantil. Dos registros na SEDUC, 1,62% estão inscritos no PS. Nossa amostra contém (n=177) sujeitos matriculados no PS, com idade média de 11,17 anos, sendo 67,80% meninos e 32,20% meninas. Dos participantes, 28,25% afirmaram que a corrente de retorno se caracteriza pela menor quantidade de espuma e de ondas. Quanto aos sinais de emergência, 76,27% asseguraram que, dentro da água, elevar o braço acima da cabeça indica pedido de socorro imediato. Em relação a costa de Balneário Camboriú, 59,32% certificaram que a praia é rasa. Sobre a prancha de surf, o brinquedo, 45,20% garantiram que as triquilhas (5.11 e 6.2) são as mais indicadas para iniciação do surf. Perguntado sobre quem é considerado o pai do surf, 35,59% confirmaram Duke Kahanamoku. Estes resultados são parciais na apreensão dos conhecimentos aplicados nas aulas do PS, sendo prematuro afirmar que o PS diminua os acidentes no mar. Do mesmo modo, com o envolvimento dos profissionais de Educação Física diversificando técnicas da cultura corporal de movimento na água, é o Projeto Surf um instrumento facilitador que dissemina a prevenção de acidentes no meio aquático e amplia a autonomia da criança. Para o jovem surfista vai se construíndo a consciência quanto a ajudar pessoas em risco de afogamento, utilizando-se dos elementos do surf no salvamento aquático. A segurança na água é tão importante quanto a segurança no trânsito, segurança pessoal contra a violência, pois o lazer do nosso povo está nas praias e piscinas e o homem por si só não garante a humanização desses espaços.

Palavras-chave:
 surf – educação – esporte – prevenção – afogamento.

Fonte:
 GAMBA, A et। al. Projeto surf: uma proposta educacional através do esporte prevenindo acidentes no mar. In: Congresso Científico do 8º Fórum Internacional de Esportes, 6., 2009, Florianópolis. Anais. Florianópolis: UNESPORTE, 2009. P. 28.

[1] Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú / Coordenação de Ed. Física/SEDUC Balneário Camboriú - SC - Brasil. 

Nenhum comentário: